terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quem sou eu? Como perdoar?

"Todos nascemos equilibrados a duas tendências: vidya e avidya, o primeiro liberta, o segundo escraviza. Ao longo da vida recebemos influências de todas as partes, e isso forma a nossa personalidade que pode se inclinar a vidya e a avidya. Se não nos conhecermos, jamais poderemos identificar nossas falhas e lutar contra elas."
Resuminho de um trecho de Autoperfeição com Hatha Yoga - Hermógenes

Mas o que isso tem com transtornos de ansiedade?

Segundo os autores Hermógenes e Augusto Cury nossas atitudes, pensamentos e nosso sistema nervoso estão intimamente ligados, e somente estando de bem conosco e com os outros, estaremos mais distantes dos problemas psíquicos.

Então, tendo essa informação resolví observar minhas atitudes durante o dia e percebi que não tenho como estar bem. Logo pela manhã falei negativamente de algumas pessoas, ao longo do dia lembrei de todas as pessoas que não quero aproximação por algum motivo e a lista não é pequena.

Lembrei também de um mestre de chi kung que me ajudou outrora, ele me disse que deveria todas as noites imaginar uma praça onde eu plantaria rosas brancas - se não me engano - então deveria me imaginar tomando banho numa cachoeira e depois deveria voltar a praça e ver todas as pessoas que eu tivesse desavenças e pedisse perdão e perdoasse essas pessoas uma a uma e desse-lhes uma rosa, depois voltasse a cachoeira e tomasse novamente um banho e de volta a praça regasse as rosas.

Todos os caminhos levam a um só: o perdão. Muito embora tenha observado esse, que talvez seja o meu maior defeito, não consigo imaginar como consertar tanta bagunça, a fila de pessoas é grande e meus ressentimentos também. Hoje entendo as simbologias do "exercício do perdão".

Uma amiga me disse quando seu pai morreu: "eu devia tê-lo perdoado". Mas o perdão não se dá somente quando se experessa, é um sentimento ruim que deixa de existir, que vem de dentro. Ela já perdoou .

Não posso ser escrava dos meus ressentimentos, vou retomar meu exercício noturno.