segunda-feira, 30 de março de 2015

Sorrir amortece a ocasião: Jean-Yves Leloup nos encoraja a conservar o interior. Entenda!

Estudos sugerem que o simples fato de sorrir pode reequilibrar o sistema nervoso autônomo, que se torna menos sensível ao estresse. Pode aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro e estimular neurotransmissores favoráveis – especialmente nas horas mais difíceis, defende o mestre Jean-Yves Leloup. Segundo ele, quando estamos deprimidos – a vida não é fácil todos os dias – é possível fazer um esforço para sorrir até mesmo sob as cinzas. “A propósito de um texto sobre as etapas da meditação, o sorriso de Buda não é falso, é um sorriso que vem através das provações, é uma vitória interior sobre o absurdo”, destaca. “Há ainda outros esforços conscientes para melhorar nossa atitude, que suscitariam respostas favoráveis ao organismo. Por exemplo falar lenta e docemente pode diminuir o ritmo cardíaco. Pode-se questionar o fundamento científico dessas afirmações, mas há alguns anos eu pude verificar tudo isso no Vietnã, um país onde os rios e a terra foram contaminados por todos os tipos de produto. Como pesquisadores, perguntávamos como um povo tão contaminado pode reagir de uma maneira tão positiva e sobreviver com alimentos que teriam, provavelmente, envenenado fatalmente outras pessoas? Ao viver entre eles, pude vericar a força do sorriso. São pessoas que sabem dizer não com um sorriso. Isso é algo interessante. Trata-se de saber lutar contra seu inimigo, reclamar justiça e ao mesmo tempo não se deixar contaminar pela raiva e pelo ódio”. Para o teólogo, dizer não com um sorriso protege o indivíduo e culmina num resultado mais assertivo. “Lembro-me de um estudo realizado com dois grupos de dirigentes de empresas, que se confrontavam com situações muito estressantes. Os dirigentes que mantiveram uma boa saúde tinham uma maneira diferente de considerar e enfrentar as conjunturas difíceis. Encaravam as mudanças boas e ruins como elementos inevitáveis da vida, que representavam, para eles, ocasiões de aquisição de novas experiências, ao invés de uma mera ameaça à segurança. Estamos diante de uma antiga palavra grega, Kairós. Existe Kronos, que é o tempo que devora seus fi lhos, que nos envelhece e destrói. Há também Kairós, que quer dizer, literalmente, a ocasião; fazer de tudo o que nos acontece uma ocasião favorável, para desenvolver a própria consciência, para tornar-se mais humano. É como um teste para verificar o que temos em nossas profundezas. Em algumas tradições espirituais, as provações não são consideradas somente ruins; são ocasiões para crescer conscientemente e também em paciência, que é uma forma elevada de amor. Quando falamos da Paixão de Cristo, nos referimos à paciência de Cristo e de como Ele transformou cada uma das provações que encontrou em uma ocasião para salvar a humanidade, para salvar o que havia de mais humano nele.”

26/03/2015 - 15:00

Fonte: http://bonsfluidos.uol.com.br/noticias/inspiracao/sorrir-amortece-a-ocasiao-jean-yves-leloup-nos-encoraja-a-conservar-o-interior-entenda.phtml#.VRmnnOF3GES

quinta-feira, 19 de março de 2015

4 Hábitos de Pessoas Emocionalmente Equilibradas

Muitos dos meus clientes me procuram se queixando que se sentem incapazes de lidar com suas emoções. Sentem-se excessivamente sensíveis e com medo de experimentar fortes emoções. O que eu digo a eles é que encontrar o equilíbrio emocional não precisa ser um trabalho árduo – é simplesmente uma questão de identificar onde precisamos fazer pequenas mudanças em nossa vida que nos ajudarão a lidar melhor com nossas emoções.
Aqui estão cinco hábitos que lhe trarão um benéfico equilíbrio emocional:

1. Em vez de reagir, eles respondem.

A reação é explosão emocional momentânea, geralmente motivada pelo nosso ego (por isso, estamos mais propensos a reagir quando estamos desconectados de nós mesmos). Pode durar apenas uma fração de segundos antes que a nossa razão surja e ofereça uma visão em perspectiva. Quando nos sentimos mal depois de lidar com alguma situação ou pessoa, isso é um sinal de que você reagiu em vez de responder. Responder vai fazer você se sentir como se tivesse lidado com a situação com integridade e respeito.

2. Eles honram a realidade de suas emoções.

Quando estamos no aqui e agora é muito mais fácil de lidar com nossas emoções e vê-las como apenas isso: emoções. Quando imaginamos o futuro ou o passado, as emoções e situações podem assumir novos (e falsos) significados, como se estivessem anexados à história.
Por exemplo, imagine que você foi recusado numa entrevista de emprego. Naturalmente você está decepcionado. Se você não estiver presente com essa emoção e experimentá-la no momento, sua mente irá mergulhar de novo em seu passado todas as outras vezes que você se sentir assim. Agora você se sente como um fracassado e começa a transportar um sentimento de indignidade em cada entrevista. Quando estamos presente, ficamos habilitados a começar de novo a cada momento e podemos ver cada situação em perspectiva.

3. Eles olham para dentro e se respeitam.

Faça uma lista de todas as coisas que fazem você se sentir bem e realize pelo menos uma coisa da lista todos os dias. Grande ou pequeno, não importa! Fazer algo que nos faz se sentir bem é um ato de amor-próprio – simples assim! Este pequeno esforço reduz os níveis de estresse e nos faz se sentir capazes e confiantes.
Em vez de esperar que outras pessoas ou circunstâncias façam você se sentir bem, pratique o amor-próprio e se coloque no controle da sua vida.

4. Eles não tratam a gratidão como um bônus; eles fazem uma exigência.

Praticar a gratidão é super favorável para o nosso bem-estar emocional, porque ela muda o nosso foco para o bem em nossas vidas e nos treina a vislumbrar os aspectos positivos em todas as situações. Isso nos dá apreço por tudo o que temos em vez de sofrermos pelo que nos falta.
Cuidar do nosso bem-estar emocional nos ajuda a tirar o máximo proveito da vida. Quando nos sentimos emocionalmente equilibrados, nos sentimo mais centrados e conectados com a nossa intuição. Nos tornamos mais produtivos, melhores em tomar decisões, mais presentes, e numa melhor versão de nós mesmos.
Fonte: MindBodyGreen traduzido e adaptado por Psiconlinews

quarta-feira, 11 de março de 2015

Yoga e Ansiedade


Como Aumentar a Serotonina


 A serotonina é um importante componente químico que atua no cérebro e ajuda a melhorar o humor e a aliviar o desânimo ou a depressão. Existem maneiras químicas de aumentar os níveis de serotonina, mas existem também várias maneiras naturais. Aqui temos uma discussão sobre alguns métodos naturais com que você pode aumentar seus níveis de serotonina para se sentir alegre, satisfeito e com energia.

 Método 1 de 2: Aumentando a Serotonina com a Alimentação

1
Entenda os mitos sobre a serotonina e a comida. Infelizmente, existem muitos mitos sobre a alimentação e o aumento dos níveis de serotonina.
Estes mitos incluem: Alimentos ricos em triptofano automaticamente aumentam a serotonina. Isto é falso. A maioria das comidas que contém triptofano, um aminoácido, compete com outros aminoácidos para serem absorvidos pelo sistema de transporte do corpo.

  • Comer muito peru, que é rico em triptofano, não irá automaticamente lhe dar mais serotonina. 
  • Comer muita banana irá automaticamente aumentar a serotonina. Bananas realmente contém serotonina. Mas esta forma é incapaz de cruzar a barreira sanguínea e ser absorvida por humanos.

2
Evite os carboidratos simples e fique com os complexos. Carboidratos complexos são absorvidos pelo corpo de modo diferente dos carboidratos simples. Carboidratos simples como arroz branco e pão, aumentam os níveis de açúcar no sangue rapidamente, causando um pico de insulina, o que diminui depois de um tempo. Carboidratos complexos são absorvidos mais lentamente pelo corpo de evitam os picos de carboidratos simples.

Carboidratos Complexos incluem: Legumes como ervilhas e lentilhas Pães integrais Macarrão integral Arroz integral Vegetais com amido como batata e milho.
Carboidrato simples incluem: Pães brancos Arroz branco Macarrão comum Bolos, doces e outros produtos de açúcar refinado

3
 Evite alimentos com cafeína, especialmente energéticos. A cafeína suprime a serotonina, que pode também ajudar a explicar porque ela inibe a fome. Energéticos contêm grande quantidade de açúcar que o corpo processa rapidamente, mas produzem um pico de energia baixo depois que a insulina terminar de ser digerida. Se você precisa beber cafeína, espere até depois de se alimentar. É o que os médicos recomendam.

4
 Coma gorduras saudáveis, como Ômega-3. Hipoteticamente as gorduras do ômega-3 serviriam para afetar a funcionalidade da serotonina no cérebro. Pessoas com níveis baixos de serotonina geralmente têm níveis baixos de DHA, que é um componente essencial no cérebro e precisa ser reposto com alimentos como peixes gordurosos, que são ricos em ômega-3.
Procure gorduras ômega-3 em: Peixes como salmão e óleos de peixe Nozes, castanhas e óleo de sementes, como óleo de linhaça

5
 Coma chocolate amargo. O chocolate amargo melhora os níveis de serotonina parcialmente por causa do resveratrol. O resveratrol aumenta os níveis de endorfina e serotonina. Lembre-se de escolher chocolate amargo ao invés de chocolate ao leite, pois este último contém menos cacau (que é o que produz a serotonina) do que o chocolate amargo.

Método 2 de 2: Aumentando a Serotonina de Outras Maneiras

1
 Exercite-se regularmente. Exercícios são uma ótima maneira de aumentar os níveis de serotonina. Os resultados são claros: o exercício causa um aumento de triptofano, que é um precursor da serotonina. O triptofano permanece no corpo depois que o exercício é terminado, sugerindo que a melhora de humor pode estar presente por horas depois que o exercício é terminado. Faça exercícios em níveis de intensidade que você se sente confortável. A liberação constante de serotonina é ligada a exercícios com que as pessoas são acostumadas, não a exercícios que forçam muito, segundo foi demonstrado em um estudo britânico. Se você não tem tempo de se exercitar regularmente, experimente caminhar de 30 minutos a 1 hora por dia. No mínimo, este exercício moderado ajuda a queimar calorias e aumentar os níveis de triptofano, causando um aumento na serotonina.


2
Tome bastante sol. O sol provavelmente ajuda na síntese de serotonina. Uma pesquisa descobriu uma correlação positiva entre a síntese de serotonina e as horas passadas no sol durante o dia. Em autópsias de humanos, os níveis de serotonina são mais altos durante os meses de verão do que no inverno. Ter um humor melhor pode ser facilmente conseguido abrindo as cortinas de uma sala escura. Aproveite a luz natural do dia, não luz elétrica durante a noite. A luz natural é melhor em aumentar a serotonina do que luzes artificiais como LED, fluorescente ou UV. A luz artificial, especialmente à noite, tem a desvantagem de bloquear a produção de melanina, que ajuda o seu corpo a ter uma boa noite de sono.

3
Invista em uma massagem. Vários estudos mostram que terapias de massagem ajudam a eliminar o cortisol, hormônio do stress enquanto aumento os níveis de serotonina e diminuem a dopamina. Esse benefício duplo faz da massagem particularmente eficaz.

4
Entenda que o stress pode interferir na serotonina. Períodos prolongados de stress podem esgotar os níveis de serotonina. Stress sério e sistemático pode ter um impacto na habilidade do corpo de produzir e sintetizar serotonina. Isso significa que você deve se afastar de situações estressantes o máximo possível, e encontrar maneiras saudáveis de lidar com o stress quando ele aparecer. Se tiver situações estressantes, tente praticar:
  •  Yoga
  •  Meditação
  •  Exercícios de respiração
  •  Expressão artística 

5
Reviva memórias felizes. Apesar de parecer bobagem, relembrar momentos felizes pode ser o suficiente para dar ao seu cérebro um aumento de serotonina. Isso pode aumentar diretamente os níveis de serotonina e evitar que você fique fixado em momentos menos felizes, caso tenha inclinação à depressão. A inabilidade de pensar em momentos felizes é chamada de “estado de lembranças dependente”. Se você não consegue pensar em momentos felizes, tente falar com amigos ou família e olhar em fotos e diários antigos.

Dicas
A alimentação saudável, exercícios e manter uma visão otimista pode fazer maravilhas pela sua serotonina. Você não precisa necessariamente de drogas para aumentar a serotonina.

 Avisos
 Fale com um médico se você estiver seriamente deprimido ou com uma tristeza inexplicável. Você pode ter algum problema sério que necessita de intervenção médica e/ou remédios.

Fonte: http://pt.wikihow.com/Aumentar-a-Serotonina